terça-feira, 24 de novembro de 2009

Produção de Texto

Mulher: Desafios e avanços na atualidadeProdução


Em meio a tantas mudanças e transformações resultantes de um processo de globalização e diferentes séculos em constantes modificações, surge uma figura dantes ignorada por uma sociedade machista: a mulher.

Se antes, sua única e primordial tarefa era cuidar da casa e da família, além de ser submissa e obedecer primeiramente ao pai, e, depois, a um marido que pouco respeitava e reconhecia suas potencialidades, agora ela é chefe de família e trabalha para fora. Além de comandar sua casa, tornaram-se cada dia mais independente e alçou vôo para o competitivo mercado de trabalho de trabalho.

Porém, até chegar às inúmeras conquistas do século XX, a classe feminina enfrentou tanta repressão, que tal vez, em alguns momentos, a idéia fosse somente a de desistir. Hoje é difícil para a sociedade atual aceitar que no passado nem ao menos pediam votar. Entrou no congresso, o senado ou torna-se presidente então, só mesmo no pensamento daquelas que nunca conformaram-se com as injustiças de uma época cheia de falsas convivências.

Apesar de existir ainda bastante preconceito, os avanços são, sem dúvida alguma, notável. Entretanto, a luta é incessante. Pesquisas apontam que em diversos cargos ocupados igualmente por homens e mulheres que exercem a mesma função, os homens ainda ganham mais. No cenário político, ainda são minoria.

Entretanto, não são poucas que conseguem legalmente inserirem-se, com muita ousadia e versatilidade. Não ocupam somente o cargo de mãe de família, agora além de poderem escolher se querem sê-la (o anticoncepcional foi uma das mais importantes conquistas dos anos 60 pelas mulheres), podem optar se desejam casar ou não, isso não significa quase nada se compararmos com o poder que tem sobre a sociedade.

Hoje, ela e executiva, médica, policial, presidente, e ainda tem inúmeras aspirações como pessoa, ser humano. Pode expressar suas idéias, levantar a voz e fazer suas preces, seja qual for sua religião. O que não pode, nem deve, é abrir mão de nenhuma de suas vitórias. Jamais permitir que as tomem de si mesmas.

Vencer os padrões impostos por gente preconceituosa deve ser luta constante daquelas que negam a censura e a repressão, que tanto atrasou nosso povo, fosse ele homem, mulher, negro, pardo, católico, ou protestante. A crença deve ser uma só: na justiça. Que jamais consigam trancar com cadeado da ignorância, o direito à liberdade de expressão, que outros povos roubaram em outros tempos.

A mulher agora aprende a comandar o progresso. Torna-se o próprio progresso, e passa a galgar cargos na empresa da vida. Então a genética não mais determina a função que cada cidadão irá exercer. Isso passa a ser papel do emprenho individual, que tem o poder de inserir e retirar. O caminho pode parecer difícil, porém difícil mesmo seria não ter o direito de caminhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário